FOTOMEMÓRIAS

IPEMABLOG

NOSSOS CURSO NO ANO DE...

2008

CURSO DE PLANEJAMENTO EM PERMACULTURA- PDC

Permaculture Designer Course

11 - 21 DE JULHO

 

 

CURSO DE FILTROS BIOLÓGICOS

14 - 15 Junho

Ocorreu em Junho o curso prático de ervas medicinais com o ALBINO o nosso especialista em filtros biológico, participaram pessoas do Quilombola do Camburi, do Bairro local e de diversas partes do Brasil, construimos mais uma estação de Tratamento destinado a um novo banheiro no IPEMA.

CURSO DE ERVAS MEDICINAIS

27-29 de Junho

Ocorreu em Junho o curso de Ervas Medicinais com o nosso mestre Zé Brazão, onde participaram diversas pessoas e vários locais do pais, fizemos plantios, geléias, preparados e foi um grande aprendizado de várias espécies de ervas

 

 

CURSO DE HABITAÇÕES II

22-25 de Maio

 

aguarde fotos

CURSO DE ECOVILAS

17-21 de Abril

 

aguarde fotos

 

 

CURSO DE HABITAÇÕES SUSTENTÁVEIS 21-23 MARÇO

Ocorreu em Março o curso de Habitações Sustentáveis onde participaram 25 pessoas de diversas partes do Brasil, as práticas foram: constrrução de superadobe, pau-a-pique, cob,ferro cimento e aulas teóriacas sobre filtros biológicos e sistemas de energia renovável.

 

 


CURSOS REALIZADOS EM 2007

PLANEJAMENTO EM PERMACULTURA 15-18 DE NOVEMBRO

 

FILTROS BIOLÓGICOS PRÁTICO 10-11 DE NOVEMBRO

HABITAÇÕES SUSTENTÁVEIS 2- 5 DE NOVEMBRO

Mais de 40 pessoas vindas de Minas Gerais participaram deste curso realizado em Novembro pelo IPEMA.

HABITAÇÕES SUSTENTÁVEIS 2007

Em Setembro aconteceu o curso de Habitações Sustentávei;Aproximadamente 36 pessoas participaram e ajudaram a construir um alojamento sustentável onde teremos uma experiência em tomar banho com um aquecedor feito de garrafas PETs e Caixinha de leite longa vida, utilizar água de chuva e a usar um banheiro seco.

Este alojamento esta sendo construido até agora com um uso mínimo de cimento ( 1/2 saco até o momento), estamos utilizando a técnicas de pau- a- pique, solocimento e todo material utilizado vem de reciclagens ou do próprio local.

 

CURSO DE FILTROS BIOLÓGICOS

ZONA DE RAIZES 2007

EM 21 E 22 DE JULHO OCORREU O CURSO DE ZONAS DE RAIZES ONDE 30 PESSOAS INTERESSADAS PELO ASSUNTO E PREOCUPADAS COM A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ESTIVERAM NO IPEMA POR 2 DIAS. MUITA INFORMAÇÃO, DINÂNICAS,TROCA DE INFORMAÇÕES..... agradecimentos ao Albino e sua ong Mãe Terra.

 

CURSO DE PLANEJAMENTO EM ECOVILAS 2007

Em Julho ocorreu o curso de Planejamento em Ecovilas, onde mais de 35 pessoas de diversas partes do Brasil estiveram por 4 dias praticando e planejando como viver em uma ecovila. Foram dias intensos que deixou saudades em todos.

 

Ecovillage Network of the Americas no IPEMA

 

Foram 6 dias de reuniões e paletras com membros das rede de ecovilas dos Estados Unidos, Cuba, Argentina, Uruguay, Brasil. Ao todo 22 participantes de várias ecovilas das Américas, desta reunião a Rede Brasileira de Ecovilas saiu com várias propostas que começaremos a implantar em breve como também estudos para a elaboração de um index de ecovilas da America do Sul, aguarde em breve por novidades.

Para saber mais sobre a rede: www.ecovillage.org

 

CURSO DE ECO CONSTRUÇÕES 2007

EM Março de 2007 foi realizado o nosso curso de eco contruções onde participaram 35 pessoas de diversas partes do pais.

Construimos um alojamento ecológico feito com bambu, terra e pedras.O telhado feito com forro de bambu e telhado verde. Estamos fazendo a experiência de não usarmos mais cimento algum nas construções e priorizando o uso de materiais que existem no próprio local. Em 7 dias conseguimos levantar a estrutura, fazer algumas paredes e terminar o telhado verde. abaixo algumas fotos.


CURSOS REALIZADOS EM 2006

 

SEMANA DE ECO CONSTRUÇÕES

Dezembro 2006

Convocatória de voluntarios para a construção de um alojamento no IPEMA

Esta experiência foi um sucesso, convocamos somente via site e se inscreveram mais de 30 voluntários, escolhemos aqueles que poderíam ser possíveis multiplicadores, Agradeço a estes que compareceram pelo lindo trabalho realizado: Camila, Eduardo,Verônica e Paulina, a Magia Baiana, Biker, Ligia, Luiz e a chuva que não parou um minuto mas amoleceu o barro para as paredes.

 

 

O HOMEM BAUROGUE

 

CURSO DE HABITAÇÕES SUSTENTÁVEIS 2006

Nos dias 15-16-17-18 de Outubro foi realizado o Curso de Habitações Sustentáveis com participação de gente de vários locais do pais e do mundo(Manaus,Curitiba,Minas Gerais,São Paulo, Rio de Janeiro,Brasilia,Porto Alegre,Estados Unidos, Espanha, França e Equador)

Foi Focalizado por Marcelo Bueno, realizaram algumas práticas como construção de filtro biológico para tratamento de águas cinzas, super adobe, pau a pique, cob, construção com bambu....foi muito intenso o curso com muita chuva, lama e alegria

 

CURSO DE PLANEJAMENTO EM ECOVILAS 2006

Nos dias 7-8-9-10 de Setembro foi realizado o curso de Planejamento em Ecovilas 2006 onde compareceram pessoas de várias partes do Brasil.

Foi Focalizado por Marcelo Bueno, Alex, Luciano e Surya, Este foi o Terceiro Módulo do CERTIFICADO DE PLANEJAMENTO-PDC

 

CURSO DE PLANEJAMENTO EM PERMACULTURA 2006

Nos dias 15-16-17-18 de JUNHO foi realizado o curso de Planejamento em Permacultura onde compareceram 30 participantes de vários locais do Brasil .

Foi focalizado pelo Skye e Ivone do Instituto de Permacultura do Cerrado Pantanal .

Este foi o segundo módulo do CERTIFICADO DE PLANEJAMENTO - PDC

 

CLICK NA FOTO

 

CURSO DE ECO CONSTRUÇÕES 2006

Em 13,14,15 e 16 de Abril foi realizado o curso de Eco Construções no IPEMA, compareceram 28 pessoas e foi focalizado por Marcelo Bueno. realizaram algumas construções como estrutura de um banheiro seco,um sistema de reciclagem de águas servidas da cozinha e seu re-uso,trabalhos com bambu e finalizaram um sofá de COB.

ESTE FOI O PRIMEIRO MÓDULO DO CERTIFICADO DE PLANEJAMENTO EM PERMACULTURA- PDC COM 160 HORAS

Para quem perdeu este módulo teremos outro em outubro.

 

 

CURSOS NO IPEMA REALIZADOS EM 2005

 

CURSO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES POR CONSENSO

Em 19,20 E 21 de Agosto de 2005 foi realizado no IPEMA o curso de Tomadas de Decisões por Consenso, compareceram 22 pessoas e foi focalizado por Orlando Balbás

 

CURSO PERMACULTURA 72 HORAS

o

CLIC NA FOTO PARA VER MAIS

Em JULHO 2005, o IPEMA realizou de 8 -18 de julho novamente o curso de PERMACULTURA 72HORAS,compareceram 42 pessoas de diversas partes do pais e do mundo. Nossos focalizadores foram Marcelo Bueno, Skye, Ivone,Cristiana Reis e equipe de apoio,Dedé,Tete,Luciano,Negão,Luis,Maia,Hamilton,Barbara e Victor.

Construimos hortas mandalas, filtros biológicos e estruturas de bambu.Foram praticamente 11 dias de curso intensivo onde praticamos permacultura vivêncial e trocas de experiências.

 

CURSO BIO CONSTRUINDO COM BAMBU 2005

mais fotos...

No fim de semana do dia 10-11 e12 de Junho O IPEMA realizou o curso de Bio Construindo com Bambu by Guillermo Gayo, diretor da Fundação Takuara Renda - Centro de Permacultura e tecnologia apropriada para o aproveitamento sustentàvel do bambu, foi abordado como produzir produtos sustentàveis a partir de uma visão permacultural sobre a produção e o produto.Modelos de estruturas auto portantes a partir do bambu foram construidas.

 

 

Curso de Noções Básicas em Planejamento de Ecovilas ABRIL 2005

 

No feriado do dia 21 de Abril de 2005, o IPEMA realizou o curso de Noções Básicas em Planejamento em Ecovilas, com a participação de 45 pessoas. Muitas informações foram trocadas para a construção de um novo paradigma de assentamentos sustentáveis.

PARA VER MAIS FOTOS CLICK ACIMA

CURSO DE PLANEJAMENTO E CONSULTORIA EM PERMACULTURA NO IPEMA

Foram 10 dias inesquecieis a todos que participaram.

O IPEMA realizou o curso de PDC de 10 dias com 50 participantes de diversas partes do Brasil.

A Ecovila Corcovado sediou as pessoas e se criou uma irmandade muito grande entre todos.

Tivemos apresentações artisticas, Feira de Troca, Capoeira, João Brandini Talk Show, Muita alegria e Muita informação,aulas práticas, teorias,projetos,palestras, videos, comida vegetariana,rodas circulares,borrachudos....10 dias intensos onde podemos ver na cara destas pessoas na foto como foi.

CLIK NA FOTO E VEJA MAIS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE UBATUBA

coordenação: Cris Gil em parceria com o IPEMA

O IPEMA em parceria com a educadora Cris Gil realizaram um programa de educação ambiental onde os alunos em uma Escola Pública de Ubatuba construiram uma horta orgânica e um pomar, esta atividade proporciona agora um enriquecimento da merenda escolar com hortaliças orgânicas plantadas pelos próprios alunos.

 

CURSO DE AQUECIMENTO SOLAR E BANHEIRO SECO NO CENTRO ECOLÓGICO EM PIRACICABA.

O IPEMA ministrou um curso de construção de um banheiro seco Utilizando técnicas ecológicas de construção veja mais detalhes no site:

www.fealq.org.br

http://www.ecossistema.org/portal/

CURSO ECO CONSTRUÇÕES

NA SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE SÃO PAULO

O Ipema deu uma palestra sobre Ecovilas

O curso foi organizado pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA, órgão da SMA. No período da manhã, o presidente do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - IPEMA -, Marcelo Bueno, falou sobre Ecovilas e conceitos sobre Permacultura A secretária executiva do IPEMA, Cristina Reis, engenheira florestal, definiu a permacultura como a ciência que trata plantas, animais, construções e infra-estrutura (água, energia, comunicações), não apenas como elementos isolados, mas como parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado. Johan Van Lengen, bio-arquiteto e presidente da Tecnologia Intutiva e Bio-Arquitetura - TIBÁ, participou do curso trazendo entre outros assuntos, o seu livro "Manual do Arquiteto Descalço". Ainda na parte da manhã, Roberta Consentino Kronka Mulfarth, do Núcleo de Tecnologia Arquitetura e Urbanismo - NUTAU, das USP, mostrou as formas de uso de materiais sustentáveis, ressaltando que o crescimento das cidades em países desenvolvidos tem se dado de maneira acelerada, aumentando o nível de pobreza e o número de favelas.

.

 

Primeiro Encontro Bio Regional na Amazônia

O IPEMA esteve neste evento realizado na ABRA144, com pessoas de várias partes da Amazônia, do Brasil e alguns participantes internacionais,foi uma semana intensa com varias palestras e no ultimo dia foi organizada a Rede de Ecovilas da Amazônia e reunião da Rede Brasileira de Ecovilas....

CLICK AQUI E NA FOTO ABAIXO PARA SABER MAIS...

 

OFICINA NO VALE DA RIBEIRA

click na foto e saber como foi

CURSOS DO IPEMA REALIZADOS EM 2004

Curso Ecovila e Permacultura no Coração da Montanha

Realizado no Feriado "Corpus Christi", 10 de junho -13 de junho de 2004

A inspiração da Permacultura: origem, ética, princípios Ecovila - uma das propostas sociais em Permacultura: história e desenvolvimento Ecovilas no Brasil: estrutura, primeiros passos, planejamento Desenho permacultural da propriedade: organizando a sustentabilidade ecológica Será optativo, pela manhã, antes do curso, a prática de yoga e meditação.

Facilitadores

Skye e Ivonne - Cris e Marcelo Bueno

Local: Vale das Flores, Visconde de Mauá

Endereços para contato:

Skye: florar@terra.com.br

Marcelo Bueno:redeipema@yahoo.com.br

-"A permacultura demanda completa cooperação entre as pessoas e as coisas entre si, animadas e inanimadas"

 

 

Aguardem mais noticias e lista de emails

Abraço a todos...

CURSO DE JARDINS COMESTÍVEIS NO NÚCLEO PICINGUABA

Realizado nos dias 26, 27 e 28 de março de 2004

CLICK PARA VER AS FOTOS

CURSO DE JARDINS COMESTÍVEIS NO NÚCLEO PICINGUABA Nos dias 26, 27 e 28 de março de 2004, foi realizado pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA), o Curso de Jardins Comestíveis. Com o objetivo de mostrar que é possível associar a função paisagística do jardim com a produção de alimentos, o curso reuniu estudantes e agricultores de Ubatuba e São Paulo. Através de uma parceria do IPEMA, com o Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba (PESM) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ubatuba (STRU), o curso foi realizado no Centro de Visitantes do PESM, localizado na Praia da Fazenda em Ubatuba/SP. O IPEMA disponibilizou vagas gratuitas para agricultores e funcionários do Parque, para que a Permacultura possa ser difundida para as comunidades de Ubatuba, como Celeste da comunidade de Ubatumirim que participou através do Sindicato "Eu gostei muito do curso, aprendi bastante e agora quero continuar este trabalho em casa." Com o uso de metodologias participativas, o IPEMA abordou temas como sustentabilidade, sucessão natural das espécies, solos, espécies de plantas e árvores, etc. Entre aulas teóricas e práticas, como a leitura da paisagem realizada com uma trilha na restinga, os participantes discutiram e construíram o conhecimento de forma conjunta. No final do curso foram implantados dez canteiros de jardins comestíveis na hospedaria do Centro de Visitantes do Parque. Nos canteiros de formas variadas foram plantadas espécies de medicinais, aromáticas, verduras, legumes, frutas e claro muitas folhagens e flores comestíveis, totalizando mais de 70 plantas diferentes. Quem quiser conferir é só visitar o local, aberto ao público durante toda a semana. Para quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato com o IPEMA. A apostila do curso está à venda por R$10,00 no Instituto, localizado do Praia Brava da Fortaleza. Aceitamos encomendas pelo correio, porém deve ser adicionado o valor do frete. Cristiana Reis, engenheira florestal e permacultora, faz parte da equipe do IPEMA. Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) Praia Brava da Fortaleza, Ubatuba/SP - tel (12) 3848-9292 www.ipemabrasil.org.br redeipema@yahoo.com.br Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba - Centro de Visitantes Tel: (12) 3832-9011 com Fernanda.

 


CURSOS EM 2003

TREINAMENTO EM ECO-VILAS do ENA no IPEMA reúne 35 pessoas em quatro dias de intensa atividade
(julho/2003)

“Gaia estará salva quando todos os homens do planeta dançarem o Toré do Arco-Íris.”

Existem certos momentos da vida, aonde parece que toda energia positiva, do bem, conflui em sinergia num mesmo momento para um mesmo espaço e por sorte estamos neste lugar cheio de magia. Neste instante parece abrir-se um portal de luz e por ele penetramos movidos por amor e chegamos num lugar inspirador. Sente-se a poesia no ar. O universo conspira, o homem sonha e a obra nasce.

Foram assim os quatro dias iluminados do Curso de Treinamento em Eco-Vilas promovido em parceria pelo IPEMA com o ENA, na sede do Monte Valério, em Ubatuba.

Tudo começou na quinta, dia 17 de julho, Serpente Lunar Vermelha, com o tom do desafio. Desafio de fazermos juntos um mundo melhor, rasgando o véu da ignorância, libertando o corpo e elevando-se ao céu.

Sentados em círculo em volta de uma mandala representando Gaia, todos se entrelaçaram por um fio de linha, formando a teia da vida. A teia do Universo. A diversidade na unidade. A unidade na diversidade. O focalizador Cláudio Casaccia passou então noções de Permacultura em uma Eco-Vila, mostrando uma solução de relacionamento harmonioso do homem com o planeta vivo, com Gaia. Uma relação ética do uso do solo e das águas para salvarmos o planeta do ecocídio, com o esgotamento acelerado dos recursos naturais.

Na sexta, Enlaçador de Mundos Elétrico Branco, o dia começou com uma sessão de Tai Chi Chuan seguido de café da manhã com direito a frutas e cereais.Cláudio puxou uma roda, uma engrenagem onde pudemos perceber o valor da cooperação e integração dos homens entre si. Na aula teórica, falou sobre a organização dos espaços numa Eco-Vila, dos zoneamentos de uma casa ecológica com horta, pomar, jardim comestível, águas, tudo inter-ligado, nada independente. Todos solidários. No encerramento massagem coletiva, túnel do carinho e uma dança Mauri.
Depois uma roda de agradecimento e o almoço preparado com muito amor e carinho pelas mãos dos alquimistas Carlo Pio e Dona Dina.

À tarde, Cristiana Reis focalizou palestra de agro-florestas nos mostrando a importância e os benefícios da biodiversidade na natureza propondo técnicas de agricultura permanente ao invés das mazelas da monocultura e das plantações com defensivos químicos cancerígenos que esgotam o solo e nos contaminam.

Pela noitinha, Cris prosseguiu com Jardim Comestíveis, apontando diversas soluções permaculturais para se fazer quintais auto-sustentáveis cheios de hortaliças, ervas, frutas, legumes e flores e de como é possível fazer este jardim em lugares inimagináveis como a caatinga ou um apartamento, sempre muito diversos.

Quando todos pensaram que o dia havia acabado, ao melhor estilo Cinema Paradiso, Carol Da Riva deu um show de slides ao ar livre. Os olhos confundidos não sabiam onde olhar: para as altas imagens de Ubatuba ou para as estrelas no céu a brilhar.

Sábado: Mão Auto-Existente Azul. Um dia especial com a fluidez e a flexibilidade da água. Céu azul sem nuvens. Frio. Mata Atlântica úmida. Perfume do orvalho nas flores. Ao som da viola de John, um alegre despertar aos primeiros raios de sol. Yoga coletiva. Café da manhã. Aula com Marcelo Bueno de Eco-Construções. Com o selo da mão, todos de mãos dadas. Aula prática. Todos ávidos para colocar a mão no barro, cheios de vontade, guiados pelo poder da abundância. E foi isto que rolou. Em minutos todos se atiraram ao trabalho nas oficinas de bambu, cob e pau-a-pique redesenhando as formas do Novo Espaço Ipema.

Com a ajuda preciosa do ‘bambuman’ Kiko, erguemos uma mandala de bambu e vidro, e fomos trabalhando. Marcelo comandou o telhado e o revestimento da parede de bambu e todos juntos, mostraram a força da união de um mutirão humano com o mesmo propósito. Paralelamente foram sendo materializados um Portal para o Ipema e um Novo Centro de Triagem do lixo. Ao final da tarde, todos ficaram impressionados com a rapidez e a fluidez das construções, e o muito que se faz com tão pouco em tão pouco tempo. E como diz a Permacultura: Não existe problema. Existe solução.

A noite caiu estrelada. Banho e aula de filtros e reciclagem de água com Alex Mezaromma. Depois sopa e todos para fogueira. Hora da Cultural.

O começo foi com a dança do Toré do Arco-Íris, que antigos índios das Alagoas dançavam. Na seqüência Marcelo e Cláudio deram uma palavra sobre suas experiências em Eco-Vilas pelo Brasil e pelo mundo com slides rolando no telão em meio a Mata atlântica. A noite foi muito massa. Luis Miracco tocou Beija-Flor do Udyana Banda na fogueira e botou todo mundo para chacoalhar o esqueleto. Depois, Diogo e John deram um show acústico nas ruínas e Carlo Pio se destacou no pirotécnico, com Fernanda no malabaris. Madrugada à dentro, os contadores de história: Trops com o mundo encantado, Jéferson e a lenda de Gi lGamesh, Gabriel, Orlando, Carlo Pio e um encerramento para lá de poético com Lurdinha.

Bom dia. Domingão. Difícil de levantar para saudar Estrela Harmônica Amarela. Potencializo com o fim de embelezar. E foi esta a regra do dia. Embelezar os espaços. Com o poder da inteligência, utilizando a Permacultura, Marcelo deu aula teórica de energia renovável. E Cris puxou parte da turma para fazer o círculo de bananeiras, enquanto Marcelo e Alex focalizavam a conclusão do filtro biológico da água da cozinha. Todos juntos em mutirão com a ajuda de algumas crianças da comunidade que já começam a se integrar ao Ipema trabalharam com afinco em sincronia total. No exato momento em que o círculo de bananeira foi concluído, Dona Dina e Carlo Pio chamaram a todos para a roda do almoço de despedida: Domingão, Macarrão.

Após o almoço, o momento mais triste do encontro. A despedida com a partilha emocional na beira da fogueira, que por três noites aqueceu nossos sonhos. Agradecimentos, aplausos, trocas de carinho. E para simbolizar a União eterna deste grupo de pessoas de luz, dançamos uma última vez o Toré do arco-íris. Yarrôoooooooou!


EM TEMPO:

Na treça, dia 22 de Julho, selo Cachorro Ressonante Branco o oráculo do dia dizia: “Companheirismo e lealdade curarão meus afetos e poderei canalizar”. Neste dia, nossa querida companheira canina Gaia, que conosco dançou o Toré do Arco-Íris e esteve celebrando os 4 intensos dias, deixou a nossa dimensão. Vai com Deus Gaia. Você estará sempre conosco. Com tua lealdade e companherismo. Este texto é dedicado a ti, fiel amiga.

“Gaia estará salva quando todos os homens do planeta dançarem o Toré do Arco-Íris.”

Fotos: Carol Riva e textos de Eduardo Petta

..................................................................

Arquivo:

 

 

G