Consulte o Almanaque Náutico On Line

Introdução

Navegação astronômica é um assunto considerado complicado pela maioria dos navegadores. E com certeza esta fama tem algum fundamento. Se do ponto de vista conceitual ele é relativamente simples, a metodologia de cálculo tradicional requer estudo dedicado e meticulosidade. Para traçar uma reta de altura relativa a um astro, o navegador deverá fazer uma série de contas (algo em torno de 20) e consultar várias tabelas diferentes (umas 6). Para complicar um pouco, as contas são geralmente com ângulos em graus e minutos. E os procedimentos são diferentes para o Sol, a Lua, estrelas e planetas.

A fim de obter a posição, todo esse procedimento deverá ser repetido para no mínimo dois astros, sendo um número maior recomendado para um resultado mais confiável. Essas dificuldades são ainda maiores quando balançando no mar.

O resultado prático disto é que poucos se dispõem a enfrentar os vários meses de curso e o esforço necessário para aprender a navegar pelos astros. Mais ainda, com a popularização dos equipamentos de navegação por satélite (GPS), a navegação astronômica tende a ser esquecida.

Foi pensando em simplificar a sistemática de navegação astronômica e torná-la mais interessante, que foi desenvolvido o programa Navegador light. Com ele, o navegador não precisa fazer de nenhum cálculo nem consultar nenhuma tabela. Originalmente desenvolvido para computadores tipo palm-top, o programa poderá ser usado com qualquer micro compatível com IBM PC.

Navegador light contém todas as informações necessárias à resolução de problemas de navegação. As posições instantâneas do Sol, da Lua, de quatro planetas (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) e das 59 estrelas mais brilhantes são calculadas pelo programa. Não são necessários nem o Almanaque Náutico anual nem as tabelas para resolução da posição (sight reduction tables).

Aplicações do Navegador light

  1. Uso no mar para simplificar a sistemática de navegação e reduzir os erros, tanto para navegadores experientes quanto iniciantes.
  2. Para os que desejam se iniciar na arte da navegação astronônica sem as dores de cabeça usuais.
  3. Para os que estão estudando para Capitão Amador, como auxílio na verificação de resultados de exercícios.
  4. Para astrônomos amadores que desejam identificar os astros por suas posições.
  5. Como um back-up para sistemas de navegação por satélite tipo GPS.

O que é preciso para navegar com Navegador light

  1. Micro compatível com IBM PC - O ideal são os do tipo palm top que funcionam com pilhas pequenas e são portáteis. Notebooks e Laptops podem também ser usados.
  2. Sextante - Bons sextantes de plástico podem ser encontrados em casas de materiais náuticos. O preço gira em torno de U$ 150. Os de metal, mais robustos, são bem mais caros. A precisão de ambos gira em torno de 2'.
  3. Relógio a quartzo - Qualquer relógio digital de boa qualidade tem precisão suficiente para navegação.

Sobre o manual

Este manual procura mostrar como fazer a navegação astronômica usando Navegador light. Ele foi escrito de forma sintética, a fim de simplificar sua leitura. Por esta razão, muitos assuntos são discutidos superficialmente. Para um estudo mais aprofundado são sugeridos alguns textos na bibliografia no final deste manual.

Para navegadores iniciantes é recomendada a leitura de todos os capítulos na ordem. Navegadores experientes poderão ler apenas o segundo capítulo, que trata especificamente do uso do programa.

O capítulo três ensina como usar os waypoints. O quarto capítulo traz algumas constelações e suas estrelas.

O Apêndice I contém informações especificas para o uso de Navegador light no palm top HP 95LX. O Apêndice III dá informações técnicas sobre a implementação do programa Navegador light. Sua leitura não é necessária para o uso do programa, servindo como referência para aqueles que desejam se aprofundar no assunto.

Usar ou não usar, eis a questão

O uso de auxílios à navegação tipo Navegador light é motivo de controvérsia. Entre as objeções a este uso está o fato de que, com eles, é provável que os navegadores negligenciem o aprendizado da navegação tradicional e possam ter problemas no caso de quebra do computador durante uma viagem. Isto realmente pode acontecer, não sendo prudente depender totalmente de nenhum equipamento eletrônico. É o mesmo caso de equipamentos de navegação por satélite tipo GPS.

Contudo, a simplificação da sistemática de cálculo pode levar mais pessoas a aprenderem a navegação astronômica. E uma vez sabidos os conceitos básicos necessários ao uso do programa, fica muito mais fácil aprender a navegação tradicional.

A simplificação também permite que o navegador possa dedicar mais tempo e energia a outras tarefas igualmente importantes à segurança da navegação. Ou tomar a sua posição com maior frequência e precisão.

O fato é que nossa dependência de equipamentos e materiais de todos os tipos, não só quando estamos a bordo, tende a ser cada vez maior. Cabe ao navegador prudente tomar precauções para não ficar na mão na eventualidade de falha de algum equipamento. Vale salientar aqui que aqueles que desejam obter a carta de capitão amador devem obrigatoriamente saber a navegação astronômica pelo método tradicional.

Precisão da posição astronômica

A precisão da navegação astronômica usando Navegador light depende das condições da tomada das medidas (atmosféricas e do mar), da aferição dos instrumentos (Relógio e Sextante) e da habilidade do navegador. Em condições favoráveis, pode-se obter uma precisão melhor que 3 milhas.

Navegador light pode induzir um desvio de até 0.7 milhas para a posição pela lua, 0.5 para o Sol e 0.2 para estrelas e planetas. Estes desvios devem-se às fórmulas simplificadas usadas na determinação da posição dos astros. São pequenos se comparados aos outros erros que afetam a navegação astronômica. Para efeito de comparação, as posições dos astros listadas no Almanaque Náutico, calculadas em computador de grande porte, são mais corretas.

Próximo: Fundamentos da Navegação Astronômica |Índice do manual

e-mail orion
©Copr 91-96 Omar F. Reis